
DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL À RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UM ESTUDO BASEADO NUMA METODOLOGIA QUALITATIVA
2018; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Linguagem: Português
10.15628/holos.2018.3390
ISSN1807-1600
AutoresLuísa Cagica Carvalho, Paula C Verissimo,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoAs noções de empreendedorismo, empreendedorismo social e responsabilidade social corporativa são utilizados com frequência em diversos contextos, contudo nem sempre os mesmos são aplicados de forma adequada gerando-se incoerências e equívocos na sua interpretação. Neste sentido importa refletir sobre o que entendemos por empreendedorismo, como é que este conceito poderá ser entendido numa perspetiva social e ainda em que medida estes conceitos se associam e diferenciam do de responsabilidade social corporativa. Este trabalho dará assim um contributo para a discussão sobre o tema e para o seu entendimento pelos diversos intervenientes no processo empreendedor, sejam eles os académicos, as empresa ou as organizações sem fins lucrativos. E, apresentará um estudo de caso aplicado à empresa Delta Cafés, a qual se revela como um exemplo paradigmático de aplicação prática destes conceitos.
Referência(s)