Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O BRINCAR E AS HABILIDADES MOTORAS E COMUNICATIVAS DA CRIANÇA COM PARALISIA CEREBRAL

2018; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5354/0719-5346.2018.50292

ISSN

0719-5346

Autores

Maria Lúcia Chicarelli Marques, Camila Boarini dos Santos, Rita de Cássia Tibério Araújo, Aila Narene Dahwache Criado Rocha,

Tópico(s)

Infant Development and Preterm Care

Resumo

A paralisia cerebral (PC) acomete o indivíduo de diferentes formas, dependendo da área do sistema nervoso afetada. O individuo com PC apresenta alterações neuromusculares, como variações de tônus muscular, persistência de reflexos primitivos, rigidez, espasticidade, entre outros. Consequentemente, interfere de forma importante na interação da criança em contextos relevantes, influenciando, assim, a aquisição e o desempenho não só de marcos motores básicos (rolar, sentar, etc.), mas também de atividades da rotina diária, como tomar banho, alimentar-se, vestir-se, locomover-se em ambientes variados e o brincar. O objetivo desse estudo é investigar se existe relação entre o brincar da criança com PC e o seu desempenho comunicativo e motor. Participaram da pesquisa 20 crianças com PC na faixa etária de 3 a 12 anos que frequentam salas regulares de ensino, bem como seus professores. Para classificação das crianças foi utilizado um instrumento para a avaliação do brincar e os instrumentos GMFCS, MACS E CFCS. A pesquisa foi realizada no período de 2014 a 2015 através da observação das crianças e preenchimento de uma avaliação por duas graduandas em Terapia Ocupacional. Ao final desse estudo foi possível concluir que existe uma relação entre o brincar e desempenho motor das crianças com PC.

Referência(s)