
Metodologia intercultural na formação-ação para a educação infantil
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 4; Issue: especial Linguagem: Português
10.24115/s2446-622020184especial587p.86-101
ISSN2446-6220
AutoresBeleni Saléte Grando, Vilma Aparecida de Pinho, Eglen Sílvia Pípi Rodrigues,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo é resultado de um projeto de extensão (“Ikuiapá”) desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá). Desde 2013, o Grupo vem desenvolvendo formação específica para os servidores da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (MT), visando atender uma das Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Busca-se apresentar discussão acerca da inclusão das histórias e culturas dos povos originários e das comunidades quilombolas e afrodescendentes que vivem em Mato Grosso e no Pará. Na formação contínua, nós educadoras da Amazônia brasileira, território das águas e das fronteiras interétnicas e culturais, buscamos fortalecer as identidades das professoras e contribuir para a inclusão de outras histórias de brasileiros encobertas pelas histórias colonialistas de ontem e de hoje.
Referência(s)