Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

2018; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 27; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/0104-07072018003720017

ISSN

1980-265X

Autores

Aires Garcia dos Santos, Adriano Menis Ferreira, Marcelo Alessandro Rigotti, Fernando Ribeiro dos Santos, Mara Cristina Ribeiro Furlan, Denise de Andrade,

Tópico(s)

Infection Control and Ventilation

Resumo

RESUMO Objetivo: avaliar o efeito de intervenções educativasna limpeza e desinfecção de superfícies em uma unidade básica de saúde. Métodos: trata-se de um estudo prospectivo, analítico com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em uma unidade básica de saúde, onde atuam duas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Optou-se por avaliar a limpeza e desinfecção das superfícies: carrinho de curativo, balcão da recepção, mesa ginecológica, maca do paciente e mesa de consulta de enfermagem, utilizando-se dos métodos de monitoramento: avaliação visual, contagem de unidades formadoras de colônias e mensuração de adenosina trifosfato. Utilizaram-se, para a análise estatística, o teste de postos de Wilcoxon e o teste de Mann-Whitney, considerou-se nível de significância de 5% ou (p<0,05). Resultados: obteve-se um total de 720 avaliações realizadas ao término de todas as fases. Observou-se na fase I uma taxa de reprovação de 57,5%, 20,0% e 90,0%; após a intervenção educativa, os quantitativos de reprovação em curto prazo diminuíram para 0,0%, 2,5,0% e 50,0% (dados da fase III) e, em longo prazo, para 5,0%, 0,0% e 65% (dados da fase IV) para os métodos visual, adenosina trifosfato e cultura, respectivamente. A inspeção visual foi o método que apresentou maior frequência de superfícies reprovadas nas fases I e IV. Conclusão: houve redução da carga microbiana e valores das leituras de adenosina trifosfato; embora essa redução não tenha sido estatisticamente significativa em todas as superfícies. Constatou-se que a intervenção educativa foi eficiente.

Referência(s)