
Uma experiência de ensino de fração articulada ao decimal e à porcentagem
2018; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Linguagem: Português
ISSN
2317-904X
AutoresVilma Silva, Ozileide Silva, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Maria Cecília Aguiar, José Maria de Lima,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO estudo do numero racional e geralmente desenvolvido pela escola de forma fragmentada. O presente estudo teve como objetivos verificar se o ensino pelo qual os sujeitos haviam passado anteriormente lhes permitia perceber que a fracao ordinaria, o numero decimal e a porcentagem sao formas distintas de se representar os mesmos numeros racionais, e propor uma metodologia alternativa de ensino na qual estes subconstrutos fossem trabalhados de forma articulada. Foi elaborada uma sequencia didatica composta por 16 aulas, dirigida a 108 alunos da 5a serie, de tres escolas publicas estaduais. A analise dos resultados obtidos, antes e apos o periodo de intervencao, permitiu concluir que os sujeitos participantes do estudo apresentaram, de inicio, uma compreensao muito limitada dos subconstrutos do numero racional explorados na pesquisa, e que na metodologia adotada permitiu uma evolucao conceitual de todos eles.
Referência(s)