Improving sustainability of local pig breeds using quality labels – case review and trademark development in project TREASURE
2018; University of Córdoba; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
1885-4494
AutoresMarjeta Čandek‐Potokar, Anna Di Giusto, C. Conti, C. Cosola, Luca Fontanesi,
Tópico(s)Intellectual Property and Patents
ResumoespanolO interesse pelos recursos geneticos tradicionais, neste caso de racas suinas locais, tem crescido nas ultimas decadas. No entanto, a maior parte das racas locais necessita, ainda, de ser subsidiada para garantir a sua conservacao. Contudo, a melhor estrategia a seguir parece-nos ser garantir que essas racas atinjam autossustentabilidade o que sera possivel com uma estrategia de marketing eficiente para os seus produtos. A maioria das racas estudadas no projeto TREASURE sao inexploradas, portanto a ambicao e criar uma marca comercial coletiva (trademark) que servisse de “chapeu” que agregasse todas as racas e criasse valor acrescentado para os seus produtos. Os principais aspetos socioeconomicos relacionados com a implementacao da marca comercial coletiva incluem os direitos, responsabilidades, e valor acrescentado expectavel para os seus utilizadores finais. Baseados nos resultados obtidos num inquerito interno realizado no TREASUE, identificaram-se as principais caracteristicas dessa marca comercial colaborativa: 1) deve atrair utilizadores finais como os criadores, associacoes de criadores e processadores de carne; 2) deve ser desenvolvida e promovida por um comite operacional constituido por utilizadores finais sob a coordenacao e supervisao do consorcio do TREASURE; 3) deve realcar que os recursos geneticos locais suinos sao o ponto-chave comum, considerando tambem os sistemas de producao e a nutricao; 4) deve ser explorada a possivel colaboracao ou conflito com os produtos presentemente protegidos pela EU (PDO, PGI, TSG) de forma a promover melhor os produtos locais. Apresenta-se uma analise dos direitos de propriedade intelectual (IPR) no contexto das fileiras de suinos existentes na Uniao Europeia e as perspetivas para a marca comercial TREASURE analisada. EnglishThe interest for traditional genetic resources, here comprised local pig breeds, has been increased in the last decades. Yet, at the time being, majority of local pig breeds still need to be supported with subsidies to ensure their conservation. However, the best strategy is if breeds could reach self-sustainability which is possible by an efficient marketing strategy of their products. The majority of studied breeds in project TREASURE are untapped, so the ambition is to develop an “umbrella” collective trademark that would gather together all breeds and that would create added values for their products. Major socio-economic aspects related to the implementation of the collective trademark include rights, responsibilities and expected added value for end-users. Based on the results obtained by an internal survey conducted in TREASURE, we have identified the main features of the collaborative trademark: 1) it should attract end-users such as farmers, breeders associations and meat processors; 2) it should be developed and promoted by an operational committee of end-users, under the coordination and supervision of TREASURE Consortium; 3) it should emphasize local pig genetic resources as the key common point, considering also production systems and nutrition; 4) it should explore possible collaboration or conflict with existing EU protected products (PDO, PGI, TSG) in order to optimally promote local products. An overview of intellectual property rights (IPR) in the context of pork value chains existing in the European Union is presented and prospects for TREASURE trademark analysed.
Referência(s)