Educação ambiental: o jardim suspenso como proposta sustentável no âmbito escolar / Environmental education: the garden suspended as a sustainable proposal in the school environment.

2018; Brazilian Journal of Development; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2595-3621

Autores

Gabriel Soares Pereira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A Educacao Ambiental a luz da contemporaneidade se nos apresenta fulcral para a formacao do ser social preocupado com as questoes que permeiam a preservacao do meio ambiente. O individuo que almeja salvaguardar o patrimonio natural que lhe foi herdado assegura estes recursos a hodiernidade, permitindo aos futuros herdeiros do mundo um meio acolhedor e propicio a perpetuacao da especie humana. Nesta otica, e essencial que haja a difusao dos conceitos inerentes a esta problematica na sociedade atual ainda durante a sua formacao, para tal, o meio escolar torna-se o âmbito ideal para o desenvolvimento de acoes sustentaveis que efetivem a depreensao dos conceitos em questao. As intervencoes didatico-pedagogicas que abordem os conhecimentos da pratica sustentavel atraves da premissa educacional dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) sao capazes de favorecer o processo de ensino-aprendizagem e de formacao social. A reutilizacao de materiais inuteis a primeira vista em atividades escolares, permite a transformacao do “lixo” em produtos ecologicamente corretos, que podem mudar o cenario escolar, seja por meio da difusao de saberes ou pelo abrilhantar deste meio. Diante desta premissa, a Escola de Referencia em Ensino Medio Maria Auxiliadora Liberato, situada no municipio de Caruaru – PE, inova sua metodologia no ensino da Educacao Ambiental atraves do desenvolvimento de um Jardim Suspenso no interior da instituicao, objetivando ornar seu interior com a beleza das flores atraves de uma intervencao educacional protagonizada pelos discentes que compoem a sociedade do amanha.

Referência(s)