CORTE E COLAGEM: A POESIA DE REMENDOS DE ADÍLIA LOPES
2017; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47295/mgren.v6i2.1379
ISSN2317-0433
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoOctavio Paz, em Os filhos do barro (1984), estabelece a noção de tradição moderna. Um aparente paradoxo, mas que busca estabelecer para a modernidade um papel duplo daquela que não só rompe como também resgata, uma vez que, aliada à novidade, está a apropriação da pluralidade de passados, tal como nos esclarece a afirmação: “O moderno não é caracterizado unicamente por sua novidade, mas por sua heterogeneidade” (PAZ, 1984, p. 18). É a partir da afirmação de Paz, atravessada por outros teóricos, como Nietzsche e Hugo Friedrich, que discutiremos o resgate da tradição, seja ela canônica ou popular, empreendido pela poetisa portuguesa Adília Lopes. Além do mais, será possível perceber as novas formas de percepções que acompanham essa retomada, tal qual uma demarcação do espaço da poesia de autoria feminina. Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Adília Lopes. Canônico. Popular. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v6i2.1379
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