Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CORTE E COLAGEM: A POESIA DE REMENDOS DE ADÍLIA LOPES

2017; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47295/mgren.v6i2.1379

ISSN

2317-0433

Autores

Karine Ferreira Maciel,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Octavio Paz, em Os filhos do barro (1984), estabelece a noção de tradição moderna. Um aparente paradoxo, mas que busca estabelecer para a modernidade um papel duplo daquela que não só rompe como também resgata, uma vez que, aliada à novidade, está a apropriação da pluralidade de passados, tal como nos esclarece a afirmação: “O moderno não é caracterizado unicamente por sua novidade, mas por sua heterogeneidade” (PAZ, 1984, p. 18). É a partir da afirmação de Paz, atravessada por outros teóricos, como Nietzsche e Hugo Friedrich, que discutiremos o resgate da tradição, seja ela canônica ou popular, empreendido pela poetisa portuguesa Adília Lopes. Além do mais, será possível perceber as novas formas de percepções que acompanham essa retomada, tal qual uma demarcação do espaço da poesia de autoria feminina. Palavras-chave: Tradição. Modernidade. Adília Lopes. Canônico. Popular. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v6i2.1379

Referência(s)