Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise de respostas de alunos de Licenciatura em Matemática a uma questão sobre sequências numéricas, à luz dos registros de representação semiótica

2018; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 8; Issue: 3 Linguagem: Português

10.31512/encitec.v8i3.1923

ISSN

2237-4450

Autores

Miriam Ferrazza Heck, Helena Noronha Cury,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

<p class="ResumoRevista">Neste artigo, são apresentadas respostas de 26 licenciandos de Matemática a uma questão sobre sequências numéricas, com o objetivo de analisar a forma como esses alunos transitam pelos registros de representação semiótica. A pesquisa faz parte de um projeto mais amplo, apoiado pelo Edital Universal do CNPq, e envolve duas instituições de ensino superior do Estado do Rio Grande do Sul. Pelos resultados, foi possível notar que esses participantes têm muita dificuldade em converter os enunciados em língua natural ou as representações figurais para os registros simbólicos das sequências. Tais dificuldades podem influenciar a aprendizagem de seus futuros alunos, haja vista que mostram não terem compreendido os conceitos de sequência numérica, em especial os de progressão geométrica, já ensinados em nível médio ou no próprio curso superior.</p>

Referência(s)