
UMA ALTERNATIVA CURRICULAR NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: A Pedagogia Waldorf e a Integralidade do Conhecimento e do Ser
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 2; Issue: 11 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.37865
ISSN1983-4896
AutoresCaricelma Aparecida Lima Albuquerque e Silva, Nayara Tatiana Santos da Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho trata sobre a educação e a integralidade do ser, no qual suscita-se a reflexão sobre como esta temática pode abrir caminhos alternativos para se pensar a noção e os desafios da formação humana. Como um desses caminhos, apresentamos a Pedagogia Waldorf, partindo da intenção de saber se a mesma contempla a integralidade do ser em sua proposta curricular. Portanto, objetivamos compreender como a integralidade humana aparece na proposta curricular da educação infantil na Escola Waldorf Recife e, para isso, conceituamos a integralidade humana a partir das ideias de Edgar Morin, descrevemos os princípios e fundamentos da Pedagogia Waldorf e investigamos como a integralidade é abordada na proposta curricular da educação infantil da referida escola. O percurso metodológico possui natureza qualitativa, do tipo exploratória, cujos dados foram construídos através de análise documental apoiada pela observação sistemática como instrumento de coleta de dados. A pesquisa evidenciou que a integralidade do ser aparece na proposta curricular da Pedagogia Waldorf plenamente harmonizada com o Paradigma Complexo, superando a fragmentação do conhecimento e do ser, harmonizando-se com a crítica à supervalorização da racionalidade, defendida por Edgar Morin.
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