
Relações étnico-raciais na Educação Infantil em Itapetinga-BA: o que dizem as crianças?
2019; Universidade Fedal do Oeste do Pará; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24065/2237-9460.2019v9n1id727
ISSN2237-9460
AutoresJosé Valdir Jesus de Santana, Rainan Sena Santos Menezes, Reginaldo Santos Pereira,
Tópico(s)Migration, Racism, and Human Rights
ResumoNessa pesquisa tivemos como objetivos compreender como crianças elaboram sentidos acerca de seus pertencimentos étnico-raciais e como vivenciam e acionam noções como racismo, discriminação racial em suas relações com outras crianças e com os adultos. A pesquisa foi realizada com crianças da educação infantil, em uma escola pública localizada no município de Itapetinga, estado da Bahia. Utilizamos de uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter descritivo e de natureza etnográfica (LÜDKE e ANDRÉ, 2013; AMADO, CRUSOÉ, VAZ-REBELO, 2017). Muitas crianças, ao indicarem os padrões de beleza hegemônicos em nossa sociedade, expressaram falas e atitudes de negação de seus pertencimentos étnico-raciais, especialmente as crianças negras. Contudo, esse processo de “captura” não ocorre de forma total, posto que as crianças reagem ao “privilégio simbólico da brancura” (BENTO, 2009). Palavras-chave: Crianças. Relações raciais. Sociologia da infância.
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