Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A percepção de uma das firmas de auditoria (big four) em relação à aderência da formação dos seus novos profissionais no Brasil

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 5 Linguagem: Português

10.55905/cuadv15n5-004

ISSN

1989-4155

Autores

Luciano Frontino de Medeiros, Sandro Breval Santiago, Manoel Carlos De Oliveira Júnior,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Pretende-se com este artigo investigar a percepção da formação dos profissionais de auditoria contábil quanto ao atendimento das expectativas de uma firma de auditoria, considerando as variáveis latentes: Auditoria, Instituições de Ensino Superior - IES e o Profissional. A metodologia utilizada contempla um método descritivo e explicativo, com revisão da literatura e uso de Survey aplicada em empresa de auditoria (Big Four), identificando 20 indicadores (variáveis mensuráveis), utilizando o modelo de equações estruturais (Partial Least Square). Os resultados evidenciam a importância da formação interna do auditor, ao mesmo tempo que algumas características comportamentais (assiduidade, liderança) indicaram um peso menor, no processo de demanda do mercado (profissional). O modelo apresentado corrobora com informações para o processo de seleção de profissionais, no instante em que sinaliza informações (indicadores) – no binômio Formação x Demanda. A pesquisa tem limitação quanto à sua aplicação no âmbito de uma única firma de auditoria (Big Four) do mercado. O trabalho propicia um modelo de medição para o entendimento da percepção dos requisitos do mercado, das características do futuro profissional e das IES.

Referência(s)