
Atame: performar o corpo maquínico despedaçado
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5007/1807-9288.2018v14n2p37
ISSN1807-9288
Autores Tópico(s)Art, Politics, and Modernism
ResumoEste ensaio explora a obra Atame: a angústia do precário do artista digital Wilton Azevedo tendo em vista a multiplicidade de versões disponíveis da obra – como performance ao vivo, versão interativa em DVD e vídeo-poema – e as possíveis implicações destes diferentes modos de operar. Ao mesmo tempo, lê-se a obra como marcada pela fragmentação corpórea em um cenário pós-rompimento amoroso, em que o corpo dilacerado da personagem se torna materialmente presente a partir do modo de navegar pela obra. Opera-se então uma dupla articulação em que a multiplicidade das diferentes versões da obra e a tentativa de reconstituição de um corpo perdido da personagem se apresentam como invariavelmente frustradas diante de uma tensão entre os elementos humanos e maquínicos que amarram o modo de ser atual da personagem e da obra.
Referência(s)