Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A representação do espaço e da paisagem nas telas de videogame: possibilidades para o ensino de geografia/The representation of space and landscape on videogame screens: possibilities for geography education

2018; Editora da Geografia; Issue: 27 Linguagem: Português

10.7147/geo27.20352

ISSN

2175-3709

Autores

Eduardo Lorini Carneiro, Luciana Backes,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano da sociedade. Embora sejam muitas vezes tratados como objetos de lazer, podem contribuir para compreensão de temas geográficos como espaço e paisagem. O artigo discute a potencialidade destes artefatos para a construção de conhecimento nesta disciplina. Apresentamos as análises da prática pedagógica realizada com turmas de Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública explorando diferentes jogos eletrônicos para desenvolver os conceitos de Geografia. No processo de interação entre estudantes e diferentes cenários, há a apropriação destes espaços, percebendo suas paisagens e estabelecendo relações entre o conhecimento e o contexto explorado.Palavras-chave: Educação; geografia; videogame. ABSTRACTElectronic games are part of everyday life in society. Although often treated as leisure objects, they can contribute to the understandingof geographical themes such as space and landscape. The article discusses the potentiality of these artifacts for the construction of knowledge in this discipline. We present the analyzes of the pedagogical practice performed with classes of Elementary and High School of a public school exploring different electronic games to develop the concepts of Geography. In the process of interaction between students and different scenarios, there is the appropriation of these spaces, perceiving their landscapes and establishing relationships between knowledge and the context explored.Keywords: Education; geography; videogame.

Referência(s)