PEDAGOGO: DELINEANDO IDENTIDADE(S)

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 13; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

1677-9037

Autores

Iria Brzezinski,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A solida formacao teorica do profissional pedagogo, a unidade teoria-pratica, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a concepcao de gestao democratica, a pesquisa como principio educativo, dentre outros, sao principios orientadores da base comum nacional2 da formacao do pedagogo brasileiro e comprovam a importância do que advogam Houssaye, Soetard, Hameline e Fabre (2004), isto e, a importância do significado social da profissao-pedagogo e das condicoes fundamentais para o exercicio profissional. A conjugacao dos principios orientadores da base comum nacional com as condicoes fundamentais para o exercicio profissional, que nao se esgotam nas ja citadas, atribui certa legitimidade ao status profissional do pedagogo no Brasil para o inicio do sec. XXI, e dispoe elementos constitutivos para o delineamento de sua identidade ou identidades. (Continua...)

Referência(s)