Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Histórias de aprendizagem da língua portuguesa: reflexões sobre contextos educativos formais e informais.

2018; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

1982-8632

Autores

Melania Moroz, Ana Rita Soares Almeida, João Carlos Martins,

Tópico(s)

Multilingual Education and Policy

Resumo

Resumo O presente texto parte da exposicao de historias de aprendizagem da Lingua Portuguesa por pessoas cujas linguas maternas apoiam-se no alfabeto cirilico. Foram obtidos depoimentos de nove imigrantes eslavos, sete russos e dois bulgaros, que chegaram ao Brasil entre as decadas de 1920 e 1950. Utilizou-se roteiro que, procurando garantir algumas informacoes comuns a todos os entrevistados, possibilitasse momentos de fluxo espontâneo do relato. Dentre as informacoes solicitadas, focalizou-se, especificamente, o aprendizado da Lingua Portuguesa. Foram solicitadas informacoes no que se refere ao acesso a escolarizacao formal no pais de origem, ao dominio previo de linguas, as estrategias utilizadas para aprender o portugues, alem da opiniao do depoente sobre seu dominio da Lingua Portuguesa sob forma escrita. A partir da analise dos dados, sao apresentados os processos de aprendizagem de cada depoente e sao feitas reflexoes em relacao a aprendizagem ocorrida a partir da exposicao a contextos educativos formais e informais. Palavras-chave: Aprendizagem da Lingua Portuguesa; Contextos educacionais formais e informais. Abstract The present text comes from the history reports of learning of the Portugueses Language by people whose mother tongues are supported in the Cyrillic alphabet. There were provided reports of nine Slavic immigrants, seven Russians and two Bulgarians, who had arrived in Brazil in the 1920’s and in the 1950’s. The script interview that was used in this research tried to guarantee some common information to all the interviewees at the same time that provided moments of spontaneous flow of their histories. Amongst the requested information, the learning of the Portuguese Language was specifically focused. The interviewees were asked about the access they had to formal schooling in their native counties, the previous domain of languages, the used strategies to learn the Portuguese Language, and also about the opinion they had on their domain of the Portuguese Language under the written form. From the data analysis there are presented the processes of learning of each interviewees and also some reflections regarding their learning through the exposition to formal and informal educational contexts. Keywords: Learning of the Portuguese Language; Formal and informal educational contexts.

Referência(s)