Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O tempo na educação pública: ensaio a partir do movimento “ocupa tudo”

2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.4013/edu.2018.224.08

ISSN

2177-6210

Autores

Rosa Malena de Araújo Carvalho, Andreza Oliveira Berti,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Compreendendo que a indagação da escolarização como uma questão pública faz parte da responsabilidade docente, ensaiamos uma aproximação com o veiculado sobre o movimento ‘Ocupa Tudo’, objetivando identificar os desafios que esses estudantes colocam quando exercitamos gestos pedagógicos em consonância com a educação como direito, o conhecimento como bem público e a escola pública como bem comum. A estrutura do texto, consequência de uma metodologia marcada pela experiência, traz o que consideramos público, a escola como espaço de proteção e o que se constitui autoridade no trabalho docente. Na interlocução com Arendt, Larrosa, Masschelein e Simons, abordamos os impactos que o ‘Ocupa Tudo’ causou, no momento de nossa formação continuada, fora do Brasil. Nas conclusões, identificamos o protagonismo juvenil desse movimento e destacamos pistas para a contínua formação de gestos pedagógicos em concordância com uma educação pública que resista à mercantilização e à colonização do estudar.Palavras-chave: escola pública, experiência, tempo escolar.

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