Música, tempo e narratividade: Origem e destino da musicalidade humana
2017; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Inglês
ISSN
2318-891X
Autores Tópico(s)Music Technology and Sound Studies
ResumoA narratividade, estrutura da experiencia humana do tempo, e tambem aquilo que organiza nossa experiencia musical? Em outras palavras, a musica conta estorias? Por muito tempo, e por vezes ate hoje, a maioria dos musicologos e semiologos respondeu negativamente. Agora, na literatura, pode-se identificar uma estrutura da experiencia do tempo, anterior a propria narrativa, que se pode dizer protonarrativa e que se organiza em sucessivas alternâncias de tensoes e relaxamentos, repeticoes e variacoes, tempo cheio e denso e tempo vazio ou morto, expectativas, surpresas e satisfacoes, a coerencia e desdobramento da historia. Provavelmente primeiro Schoenberg, mas tambem outros compositores se libertaram dessa protonarrativa linear para construir obras com estruturas explodidas e algebricas, nas quais o tempo nao passa, nao tem direcao ou sentido. E este paradoxo que deve ser entendido, quando novas formas se reconectam com o devir do tempo, dando a sensacao de forte direcionalidade que implica um prototipo, uma narrativa com uma linha de tensao dramatica orientada, e que nos conta novas estorias de intencionalidade sem palavras ou conceitos para dizer.Music, time and narrativity: Origin and destiny of human musicalityAbstract: Is narrativity, the structure of the human experience of time, also what sets our musical experience aside? In other words, does music tell stories? For a long time, and sometimes even today, most musicologists and semiologists have answered negatively. Now, in the literature, we can identify a structure of the experience of time, prior to the narrative itself, which we can say proto-narrative, which is organized in successive alternations of tensions and relaxations, repetitions and variations, full and dense time and empty or dead time, expectations, surprises and satisfaction, the coherence and unfolding of history. Probably Schoenberg first, but other composers have freed themselves from this linear proto-narrative to construct works with exploded and algebraic structures, in which time does not pass, has no direction or meaning. It is this paradox that must be understood, when new forms reconnect with the becoming of time, giving the sensation of strong directionality that implies a prototype, a narrative with a dramatic line of tension oriented, and we are told new stories of intentionality without words or concepts to say.https://doi.org/10.34018/2318-891X.5(1)37-56
Referência(s)