Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v21i1.8650819

ISSN

1676-2592

Autores

Janete Magalhães Carvalho,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Objetiva problematizar as relações de poder que, macro e micropoliticamente, atuam nos corpos coletivos potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares. Busca argumentar sobre os lugares, os espaços e a ordem institucional que tomam corpo e possibilitam a constituição de coletivos articulados como políticas ativas, assim como, questionar os conceitos e as práticas a partir das quais os corpos que habitam e/ou atravessam os cotidianos escolares são qualificados, passando pelas forças e fluxos que os modelam ou os criam. Usa como abordagem metodológica redes de conversações derivadas de pesquisa no cotidiano escolar com professores de quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória/ES, cujas falas se apresentam, entremeadas ao texto, como devires-afetivos de corpos coletivos, problematizando e potencializando uma vida em composição com forças heterogêneas no plano de imanência dos cotidianos escolares.

Referência(s)