Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Jean Piaget e a educação internacional: práticas pedagógicas de construção de um método de compreensão e reciprocidade nas crianças

2018; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.4013/edu.2018.224.14314

ISSN

2177-6210

Autores

Clarice Moukachar Batista Loureiro, Raquel Martins de Assis,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse artigo apresenta a proposta de educacao internacional elaborada por Jean Piaget em meados de 1930. Para isso, analisamos publicacoes do autor visando identificar sua concepcao de espirito de cooperacao internacional e a maneira de desenvolve-lo nas escolas. Identificamos como o contexto socio-historico, marcado pela guerra e pelos nacionalismos, influenciou a construcao de conhecimentos sobre educacao e sobre psicologia. Por ter assumido a direcao de importantes instituicoes internacionais de educacao preocupadas com a promocao da paz pelas escolas, o autor aborda a problematica da educacao de forma objetiva e cientifica. A educacao internacional teria como objetivo principal propiciar a emergencia da compreensao e da posicao de reciprocidade diante dos pares e dos estrangeiros. O metodo a ser empregado, nas escolas, deveria aproveitar-se das tendencias a solidariedade interna e a pratica das regras de cooperacao e dos metodos do self-government.Palavras-chave: Jean Piaget, educacao internacional, Bureau Internacional de Educacao.

Referência(s)
Altmetric
PlumX