Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A “maior favela fluvial do mundo” nos materiais didáticos de História do Amapá: o ensino da história local do Município Laranjal do Jari (Amazônia Brasileira)

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18468/fronteiras.2018v5n1.p149-171

ISSN

2446-8215

Autores

Marilia Nascimento, Andrius Estevam Noronha,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

<p>O município de Laranjal do Jari, o terceiro maior município do estado do Amapá (IBGE: 2016), localizado cerca de 265km da capital, Macapá, frequentemente é estereotipado como <em>“a maior favela fluvial do mundo”</em>. Este discurso é reforçado nos principais materiais didáticos destinado ao ensino de História do Amapá publicados nesta última década como <em>Amapá: vivendo nossa história </em>(2008), escrito por Marcelo André Soares e Maria Emília Brito Rodrigues e <em>História do Amapá: o passado é o espelho do presente </em>(2009), escrito por Paulo Dias Morais. O objetivo deste artigo consiste em problematizar as narrativas referentes formação de Laranjal do Jari nestes materiais didáticos. A partir das problematizações, a relevância deste artigo consiste em contribuir com as reflexões sobre as possibilidades dos usos destes materiais para o ensino de história local.</p>

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