
A “maior favela fluvial do mundo” nos materiais didáticos de História do Amapá: o ensino da história local do Município Laranjal do Jari (Amazônia Brasileira)
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18468/fronteiras.2018v5n1.p149-171
ISSN2446-8215
AutoresMarilia Nascimento, Andrius Estevam Noronha,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
Resumo<p>O município de Laranjal do Jari, o terceiro maior município do estado do Amapá (IBGE: 2016), localizado cerca de 265km da capital, Macapá, frequentemente é estereotipado como <em>“a maior favela fluvial do mundo”</em>. Este discurso é reforçado nos principais materiais didáticos destinado ao ensino de História do Amapá publicados nesta última década como <em>Amapá: vivendo nossa história </em>(2008), escrito por Marcelo André Soares e Maria Emília Brito Rodrigues e <em>História do Amapá: o passado é o espelho do presente </em>(2009), escrito por Paulo Dias Morais. O objetivo deste artigo consiste em problematizar as narrativas referentes formação de Laranjal do Jari nestes materiais didáticos. A partir das problematizações, a relevância deste artigo consiste em contribuir com as reflexões sobre as possibilidades dos usos destes materiais para o ensino de história local.</p>
Referência(s)