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Críticas a la originalidad del arte: usos de la repetición en la pintura de Pablo Siquier

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Issue: 24 Linguagem: Português

10.5007/2176-8552.2017n24p101

ISSN

2176-8552

Autores

Florencia Malbrán,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

O artigo explora a hipótese de que várias obras de arte contemporâneas sugerem uma revisão crítica de noções como originalidade, identidade e história(s), em oposição ao teoria da arte kantiana do “fim infinito” (em que os discursos teleológicos e modernos são suportados). Analisa, em particular, a trajetória do reconhecido artista argentino Pablo Siquier, cuja pintura se opõe aos discursos que buscam priorizar as condições específicas de cada arte (o caráter único de pintura, escultura, literatura) e, assim, associaram a arte à pureza e originalidade. As obras de Siquier, em contrapartida, mostram interesse na multiplicidade, substituem o conceito de originalidade ou o de uma substância essencial, e questionam regimes de estrita classificação, promovendo uma nova abertura da arte ao mundo contemporâneo, um mundo que aceita a incerteza e a queda da certeza e do controle.

Referência(s)