Críticas a la originalidad del arte: usos de la repetición en la pintura de Pablo Siquier
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Issue: 24 Linguagem: Português
10.5007/2176-8552.2017n24p101
ISSN2176-8552
Autores Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoO artigo explora a hipótese de que várias obras de arte contemporâneas sugerem uma revisão crítica de noções como originalidade, identidade e história(s), em oposição ao teoria da arte kantiana do “fim infinito” (em que os discursos teleológicos e modernos são suportados). Analisa, em particular, a trajetória do reconhecido artista argentino Pablo Siquier, cuja pintura se opõe aos discursos que buscam priorizar as condições específicas de cada arte (o caráter único de pintura, escultura, literatura) e, assim, associaram a arte à pureza e originalidade. As obras de Siquier, em contrapartida, mostram interesse na multiplicidade, substituem o conceito de originalidade ou o de uma substância essencial, e questionam regimes de estrita classificação, promovendo uma nova abertura da arte ao mundo contemporâneo, um mundo que aceita a incerteza e a queda da certeza e do controle.
Referência(s)