Artigo Produção Nacional

TRABALHANDO HABILIDADES MOTORAS, SENSORIAIS E SOLIDARIEDADE POR MEIO DA RECREAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR

2018; Editora Rede UNIDA; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Caroline Daiane Martins, Ketheleen Keila de Sousa Ramos, Maria Laura dos Santos Nascimento, Wigor Pereira de Souza,

Tópico(s)

Youth, Drugs, and Violence

Resumo

Introducao: E fato evidente que o setor da educacao, em muitas localidades e negligenciado. Com estrutura e recursos nem sempre adequados para atender alunos usuarios do sistema publico de educacao, torna-se necessario o desenvolvimento de tecnicas que transmitam conhecimento, beneficios fisicos e mentais para aqueles que estao atravessando a fase escolar. Tecnicas essas que sejam aplicaveis de forma democratica para superar as peculiaridades que antes impediam ou dificultavam tal transmissao ou para potencializar o que ja e transmitido. Descricao: Foi aplicada a atividade Queimada-cega solidaria desenvolvida pelos alunos do 4° periodo na disciplina de Atividade de Integracao III do curso de Fisioterapia PUC-MG com 16 alunos do 4° ano da Escola Municipal Joao Pinheiro com faixa de idade de 9 e 10 anos em um espaco de convivencia sob supervisao da equipe tecnica responsavel. O jogo apresenta regras modificadas do jogo de queimada tradicional, sendo elas: As criancas de cada time deveriam se organizar em duplas, as duplas nao poderiam se separar, um membro de cada dupla estaria vendado, caso um da dupla fosse acertado (queimado) ambos seriam eliminados, somente o jogador vendado poderia arremessar a bola sob instrucoes daquele que enxergava. Terminada a rodada as duplas invertiam as posicoes e aquele antes vendado, passava a orientar sua dupla. Ao final do jogo foi realizada uma discussao sobre a percepcao das criancas ao jogo e quanto as habilidades motoras e sensoriais desenvolvidas como equilibrar-se e orientar- se espacialmente sem o uso da visao e submeter-se a orientacao do amigo levando em conta nocoes de companheirismo e solidariedade no ambiente escolar. Impactos: A atividade de recreacao foi efetiva em sua execucao, nao foram necessarias grandes intervencoes e foi clara a presenca do espirito de companheirismo e solidariedade entre as criancas. Quanto as habilidades sensoriais e motoras, as criancas que desviavam da bola evitavam falar alto ou gritar, logo, notando o uso da audicao como parte sensorial essencial para o jogo. Inicialmente as bolas eram arremessadas sem muita coordenacao ou mensuracao de forca, o que foi mudando com o decorrer da atividade sendo notavel que as criancas aprimoravam suas tecnicas e percepcao de forca a cada vez que jogavam. A elaboracao do jogo como tecnica de recreacao se mostrou eficaz em trabalhar os pontos objetivados alem de cumprir a funcao de ser de facil execucao sem exigir muitos recursos, podendo ser aplicada em mais localidades sem demais empecilhos. Consideracoes: Com a execucao deste trabalho pode-se perceber que a pratica de educacao associada a atividades ludicas de jogos e recreacao e efetiva e deve ser amplamente difundida alem de ser um otimo atrativo fugindo da rotina da sala de aula, este tipo de atividade promove uma serie de beneficios sem a necessidade de uma estrutura complexa tornando-a democratica e mais uma ferramenta a ser aplicada no sistema de ensino.

Referência(s)