Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Assistência de enfermagem ao paciente de emergência/urgência

2018; Volume: 12; Issue: 12 Linguagem: Espanhol

10.5205/1981-8963-v12i12a237472p3506-3512-2018

ISSN

1981-8963

Autores

Cristine Vieira do Bonfim, Fernando Ramos Gonçalves, Adriana Conrado de Almeida, Betise Mery Alencar Sousa Macau Furtado,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

RESUMO Objetivo: descrever a experiência do ensino na prática assistencial da graduação de Enfermagem com a utilização de um protocolo de emergência. Método: trata-se de estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre a prática curricular realizado na emergência cardiológica de um pronto-socorro, com a participação de 70 estudantes, professores e pacientes. Utilizou-se um protocolo para a coleta de dados em em três etapas, apresentando-se os resultados em forma de tabela. Resultados: possibilitou-se com a aplicação do protocolo de emergência um novo modelo de ensino-aprendizagem, com a articulação dos conhecimentos teóricos com a prática, além de proporcionar o aprimoramento e facilitar a utilização dos diagnósticos de Enfermagem em emergência. Conclusão: concluiu-se que a estratégia de ensino-aprendizagem utilizada contribuiu para a formação profissional associada à prática baseada em evidências. Descritores: Enfermagem em Emergência; Processo de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem Prática; Docentes de Enfermagem; Serviços de Integração Docente-Assistencial.ABSTRACT Objective: to describe the teaching experience in Nursing undergraduate care practice with the use of an emergency protocol. Method: this is a descriptive study, a type of experience report on the curricular practice carried out in the emergency department of an emergency room, with the participation of 70 students, teachers and patients. A protocol was used to collect data in three stages, presenting the results in tabular form. Results: a new teaching-learning model was developed with the application of the emergency protocol, with the articulation of theoretical knowledge with practice, as well as providing the improvement and facilitating the use of emergency nursing diagnoses. Conclusion: it was concluded that the teaching-learning strategy used contributed to the professional training associated with evidence-based practice. Descriptors: Emergency Nursing; Nursing Process; Education, Nursing; Nursing, Practical; Faculty, Nursing; Teaching Care Integration Services.RESUMEN Objetivo: describir la experiencia de la enseñanza en la práctica asistencial de la graduación de Enfermería con la utilización de un protocolo de emergencia. Método: se trata de un estudio descriptivo, tipo relato de experiencia sobre la práctica curricular realizada en la emergencia cardiológica de una unidad de socorro, con la participación de 70 estudiantes, profesores y pacientes. Se utilizó un protocolo para la recolección de datos en tres etapas, presentando los resultados en forma de tabla. Resultados: se ha posibilitado con la aplicación del protocolo de emergencia un nuevo modelo de enseñanza-aprendizaje, con la articulación de los conocimientos teóricos con la práctica, además de proporcionar el perfeccionamiento y facilitar la utilización de los diagnósticos de Enfermería en emergencia. Conclusión: se concluyó que la estrategia de enseñanza-aprendizaje utilizada contribuyó a la formación profesional asociada a la práctica basada en evidencias. Descriptores: Enfermería de Urgencia; Proceso de Enfermería; Educación en Enfermería; Enfermería Práctica; Docentes de Enfermería; Servicios de Integración Docente Asistencial.

Referência(s)