Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Revisitando o Marketing Social

2018; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 17; Issue: 6 Linguagem: Português

10.5585/bmj.v17i6.3537

ISSN

2177-5184

Autores

Edson Coutinho da Silva, José Afonso Mazzon,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Objetivo: este ensaio terico se prope a: (i) conhecer as teorias de Marketing para arena social, compreender o Marketing Social enquanto uma estratgia para potencializar a mudana social e abordar as crticas endereadas ao Marketing Social. Abordagem terica: o Marketing Social prope reduzir e eliminar problemas sociais em prol do bem-estar e da qualidade de vida da sociedade em geral. O Marketing Social opera na mudana social dos indivduos por meio de ideias e benefcios que se sobreponham aos custos da adeso. Originalidade e relevncia: o estudo se prope a revisitar os princpios do Marketing Social a fim de compreender as deturpaes e crticas acerca das prticas de modo e apresentar o que o Marketing Social vem se propondo no que se refere governana, tica profissional, livre-arbtrio e insero de organizaes privadas. Contribuies tericas: busca abordar as diferenas entre Marketing Social e outras prticas de Marketing na esfera social, como Marketing Relacionado s Causas (MRC), Marketing Societal, Marketing Verde, Marketing Social Corporativo (MSC), Propaganda Institucional e Responsabilidade Social Corporativa. Contribuies sociais: o Marketing Social foca na mudana voluntria de comportamento do indivduo a partir da Orientao ao Marketing.

Referência(s)