Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e a Transferência de Conhecimento como Fontes para Geração de Valor Compartilhado

2018; Institute of Management Foundation; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.24023/futurejournal/2175-5825/2018.v10i2.298

ISSN

2175-5825

Autores

Mary Fernanda de Sousa de Melo, Roberta de Castro Souza, Rodrigo Trotta Yaryd,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A responsabilidade social corporativa (RSC) deve ser vista de forma estratégica, como fonte para a geração de valor compartilhado, seja ele tangível ou não, para a empresa focal e seus stakeholders. A literatura apresenta que empresas com atuação de RSC estratégica possuem maior acesso ao conhecimento externo. Contudo não é claro como se dão as relações entre empresa focal e seus stakeholders e quais impactos envolvidos. Assim, o objetivo deste artigo é analisar como empresas socialmente responsáveis e com diferentes abordagens estratégicas geram valor compartilhado por meio da transferência de recursos e conhecimento com seus stakeholders. Utilizou-se casos polares e uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, desk research e análise do discurso. Os principais stakeholders identificados foram: comunidades locais; governo; empresas de P&D e; clientes empresariais. As empresas transferem recursos e conhecimento para as comunidades locais e aos principais stakeholders. O inverso também ocorre. Os stakeholders e as empresas analisadas fornecem um exemplo de relação simbiótica, onde há desenvolvimento social e geração de vantagem competitiva, atingindo quatro níveis: empresarial, comunidade local, clientes empresariais e meio ambiente. Mesmo figurando em diferentes posições na cadeia de suprimentos, as relações entre empresa focal e seus stakeholders geram valor numa relação ganha-ganha, implicando que o investimento em RSC traz retornos externos e internos. O artigo contribui ao tratar conjuntamente diferentes abordagens teóricas para explicar como se dá a geração de valor compartilhado. Em complemento há a elaboração de uma figura que sintetiza o argumento apresentado e foram elaboradas proposições de base teórico-empírica.

Referência(s)