
A Relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e a Transferência de Conhecimento como Fontes para Geração de Valor Compartilhado
2018; Institute of Management Foundation; Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português
10.24023/futurejournal/2175-5825/2018.v10i2.298
ISSN2175-5825
AutoresMary Fernanda de Sousa de Melo, Roberta de Castro Souza, Rodrigo Trotta Yaryd,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA responsabilidade social corporativa (RSC) deve ser vista de forma estratégica, como fonte para a geração de valor compartilhado, seja ele tangível ou não, para a empresa focal e seus stakeholders. A literatura apresenta que empresas com atuação de RSC estratégica possuem maior acesso ao conhecimento externo. Contudo não é claro como se dão as relações entre empresa focal e seus stakeholders e quais impactos envolvidos. Assim, o objetivo deste artigo é analisar como empresas socialmente responsáveis e com diferentes abordagens estratégicas geram valor compartilhado por meio da transferência de recursos e conhecimento com seus stakeholders. Utilizou-se casos polares e uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, desk research e análise do discurso. Os principais stakeholders identificados foram: comunidades locais; governo; empresas de P&D e; clientes empresariais. As empresas transferem recursos e conhecimento para as comunidades locais e aos principais stakeholders. O inverso também ocorre. Os stakeholders e as empresas analisadas fornecem um exemplo de relação simbiótica, onde há desenvolvimento social e geração de vantagem competitiva, atingindo quatro níveis: empresarial, comunidade local, clientes empresariais e meio ambiente. Mesmo figurando em diferentes posições na cadeia de suprimentos, as relações entre empresa focal e seus stakeholders geram valor numa relação ganha-ganha, implicando que o investimento em RSC traz retornos externos e internos. O artigo contribui ao tratar conjuntamente diferentes abordagens teóricas para explicar como se dá a geração de valor compartilhado. Em complemento há a elaboração de uma figura que sintetiza o argumento apresentado e foram elaboradas proposições de base teórico-empírica.
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