Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O LUGAR DO ENSINO DA HISTÓRIA NO PROJETO PEDAGÓGICO DA MODERNIDADE

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 38; Issue: 38 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.27547

ISSN

2317-6725

Autores

Ana Luiza Araújo Porto,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O artigo que se apresenta tem como objetivo produzir uma reflexão acerca do lugar do Ensino da História no Projeto Pedagógico da Modernidade, a partir da construção teórica de autores que se debruçaram a pensar a educação e, em algum ponto, evidenciaram a especificidade do saber histórico. Nesse sentido serão utilizados autores que se destacaram como teóricos da educação situando questões como didática, programas de ensino, processos educativos, organização escolar, educação laica, educação como dever do Estado, ensino e aprendizagem, papel da educação, relação entre a educação e a ideia de nação. Este é um trabalho de natureza bibliográfica. Serão abordados especificamente o pensamento de João Amós Coménio, Jean-Jacques Rousseau, Marquês de Condorcet, Johann Friedrich Herbart e Herbert Spencer. A escolha de tais autores para cumprimento do intento aqui proposto se deu em função da importância teórica de tais pensadores na construção da Pedagogia Moderna e Contemporânea e no fato de que em algum ponto de suas reflexões eles situaram o ensino da História nos programas de ensino.

Referência(s)