
Eficiência das unidades do CEFET-MG: uma avaliação por data envelopment analysis
2018; INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Inglês
10.29069/forscience.2018v6n3.e270
ISSN2318-6356
AutoresAlexandre de Cássio Rodrigues, Cristiana Fernandes De Müylder, Tiago Silveira Gontijo,
Tópico(s)Agricultural and Food Sciences
ResumoA Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica e uma importante politica publica do Brasil, pois visa preparar os alunos para atuar em setores que carecem de mao de obra especializada. Neste contexto, este artigo teve como objetivo avaliar a eficiencia de nove unidades do Centro Federal de Educacao Tecnologica de Minas Gerais em 2015. Para isso, empregaram-se modelos de Data Envelopment Analysis . Como inputs , consideraram-se o numero medio de alunos por turma e o indicador de adequacao da formacao dos docentes; como output , utilizou-se um indice, o ID_CEFET-MG, que agregou a taxa de aprovacao e a nota media dos alunos no Exame Nacional do Ensino Medio. Apurou-se que apenas duas unidades do Centro Federal de Educacao Tecnologica de Minas Gerais foram globalmente eficientes; que, em media, o ID_CEFET-MG poderia ser incrementado em ate 15 por cento, sem aumentar os inputs, e que as unidades ineficientes, em sua maioria, operaram abaixo da escala otima. Os resultados obtidos sao uteis, pois identificam benchmarks e alvos de desempenho realistas para as unidades ineficientes do Centro Federal de Educacao Tecnologica de Minas Gerais. Alem disso, o metodo utilizado pode ser usado por outras instituicoes para aprimorar a gestao dos recursos aplicados na Educacao Profissional, Cientifica e Tecnologica. Palavras-chave : Eficiencia. CEFET-MG. Analise envoltoria de dados. CEFET-MG units efficiency: an evaluation by data envelopment analysis Abstract The professional, scientific and technological education is a relevant public policy in Brazil, since it aims to prepare students to work in sectors that need some specialized labor. In this context, this article evaluates the efficiency of nine units of the Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG) in 2015. According to the afore mentionated purpose, we used the Data Envelopment Analysis (DEA) models. As the model inputs we take into account: the student’s average number per class and the indicator of teacher training adequation. On the other hand, the output used was: an index called by ID_CEFET-MG, which added the approval rate and the average student’s grade in the ENEM exam. We found that only two CEFET-MG units are globally efficient; that indicate on average, that the ID_CEFET-MG could be increased by up to 15.0%, without increasing the inputs, and those inefficient units, for the most part, operated below the optimal scale. The results obtained are quite useful since it is possible to identify realistic benchmarks and performance targets for inefficient CEFET-MG units. In addition, the method used can be applied by different institutions in order to improve their applied resources management in vocational, scientific and technological education. Keywords : Efficiency. CEFET-MG. Data Envelopment Analysis.
Referência(s)