
Uniforme escolar: regulando os modos de vestir para a produção de um/a aluno/a “boa pinta”
2018; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 41; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15448/1981-2582.2018.3.27831
ISSN1981-2582
AutoresSuelén Teixeira da Silva, Angela Dillmann Nunes Bicca,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoObjetiva-se, a partir dos estudos culturais pós-estruturalistas articulados ao campo da Educação, compreender como o Manual do Uniforme Escolar do “Projeto Boa Pinta – Uniforme Escolar” participa da produção de sentidos sobre as vestimentas para ir à escola na rede municipal de ensino da cidade de Pelotas. Para cumprir tal objetivo, analisou-se o Manual do Uniforme Escolar, distribuído juntamente com os kits de uniformes da rede municipal de Pelotas, a partir do conceito de representação cultural. Essa discussão focalizou como a vestimenta pode disciplinar e regular os indivíduos, instaurando compreensões acerca de igualitarismo, de higiene e de segurança, que, por sua vez, funcionam para produzir modos específicos de vestir-se para ir à escola e, ao contrário do que possa parecer, valorizam a aparência.
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