
Imagem, sala de aula e leitura: diálogos e descobertas possíveis
2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; Volume: 8; Issue: 19 Linguagem: Português
ISSN
2236-2592
AutoresHelena Maria Ferreira, Marco Antônio Villarta-Neder,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOs desafios do trabalho com linguagens em sala de aula atendem a uma dupla face: de um lado, o conhecimento sobre as linguagens, sua natureza signica e suas condicoes de producao, circulacao e recepcao. De outro lado, uma reflexao sobre as concepcoes que embasam as teorias utilizadas, tanto sobre as linguagens, quanto sobre os aspectos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Assentar um trabalho em uma perspectiva interacional, na qual ha sujeitos que se (re)constroem constantemente na interacao, implica uma linha de trabalho compativel. O objetivo deste artigo e discutir nocoes e possibilidades de um dialogo do trabalho com a leitura em sala de aula com a analise de textos nao-verbais de imagens em movimento (filmes), sob a otica das reflexoes sobre filosofia da linguagem do Circulo de Bakhtin. Para isso, utilizamos o filme Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peca teatral de Dias Gomes. Pretendemos, a partir da nocao bakhtiniana de dialogo e de conceitos de teorias sobre cinema e imagem, trazer alguns aspectos relevantes para a analise, dentro dessa perspectiva interacional.
Referência(s)