Artigo Produção Nacional

Relações entre a literatura e o cinema: uma introdução à Teoria da adaptação

2018; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

Geilsa Cavalvanti Valente, Marcel Álvaro de Amorim,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

Ir ao cinema assistir a um filme adaptado de uma obra literaria ja se tornou uma pratica comum da contemporaneidade. Os motivos que nos levam a busca por filmes adaptados sao diversas: a quantidade desses; a qualidade – dado que, segundo Hutcheon (2006), a maior parte dos filmes ganhadores do Oscar sao adaptacoes literarias –; o fato de ja conhecermos os livros etc. Essa pratica, apesar de amplamente difundida nos dias de hoje, nao e nova e a relacao entre o cinema e a literatura comeca juntamente ao surgimento do cinema como forma de arte, sendo intensificada posteriormente na tentativa de se alcancar a camada burguesa da populacao para uma arte considerada, ate entao, popular. Ao longo do tempo, esses filmes adaptados receberam as mais diversas criticas, desde positivas ate aquelas por parte de criticos que leem a obra adaptada procurando por semelhancas ou pontos em comum entre os dois trabalhos e, quando nao os encontra, classificam a pelicula adaptada como infiel, traidora ou desrespeitosa em relacao ao texto fonte baseados no criterio da fidelidade ao original. Tendo em vista o quadro descrito acima, temos como objetivo para este trabalho realizar um levantamento do estado da arte nos estudos em adaptacao, procurando, alem de apresentar os principais pontos das teorias da adaptacao que hoje predominam na area de estudos intersemioticos, argumentar a perda de forca de criterios baseados na fidelidade no julgamento de filmes adaptados a partir de trabalhos literarios por meio do conceito de dialogismo-intertextual (STAM, 2008), conceito este amplamente difundido na critica especializada contemporânea.

Referência(s)