
Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/etd.v21i1.8651638
ISSN1676-2592
AutoresJiani Cardoso da Roza, Adriana Moreira da Rocha Veiga, Marcelo Pedroso da Roza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.
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