Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Blended learning: uma análise do conceito, cenário atual e tendências de pesquisa em teses e dissertações brasileiras

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v21i1.8651638

ISSN

1676-2592

Autores

Jiani Cardoso da Roza, Adriana Moreira da Rocha Veiga, Marcelo Pedroso da Roza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Blended Learning é um modelo de educação formal que mescla a aprendizagem presencial com a virtual, em coexistência, valorizando os diferentes modos de interação, colaboração, envolvimento e promovendo a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica dos professores. Neste artigo, com o objetivo de explorar como essa temática se apresenta no cenário educacional brasileiro, analisamos as dissertações e teses nacionais relacionadas a Blended Learning, no período de 2013 a 2017, disponibilizadas na Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Assim, partimos de um estudo de revisão sistemática da literatura dessas produções, destacando o cenário atual e as compreensões em torno do assunto, e seguimos com a construção de uma síntese das pesquisas voltadas à Educação Superior e ao Ensino Médio. Como resultado, as pesquisas nos revelam um cenário crescente de estudos e experimentações com Blended Learning, elaboradas, geralmente, a partir de iniciativas individuais de professores, na intenção de potencializar a aprendizagem dos estudantes do século XXI.

Referência(s)