Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A literatura infantil entre a experiência estética e a educação moral

2018; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 41; Issue: 3 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2018.3.26054

ISSN

1981-2582

Autores

Gomercindo Ghiggi, Priscila Monteiro Chaves, Daniela da Cruz Schneider,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O presente artigo tem por finalidade propor uma problematização acerca da dimensão moral abordada pela literatura infantil na educação escolar, entrecruzada com a formação do leitor, enquanto sujeito no ato pedagógico. Interroga-se aqui a intensificação da moral nas práticas educativas em que a literatura infantil perde sua potência ética-estética para alinhar-se com uma proposição de doutrina moral. Por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, de cunho filosófico, a argumentação é estruturada pela perspectiva de Walter Benjamin – pela referência ao conceito de experiência – e Michel Foucault – no que tange à compreensão de moral como contraponto à ética e à conjugação com a noção de tecnologias do eu, bem como a apropriação de Jorge Larrosa do mesmo conceito.

Referência(s)