Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O MOMENTO DA MÚSICA DA DIÁSPORA AFRICANA

2018; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.22481/odeere.v3i6.4297

ISSN

2525-4715

Autores

Dener Santos Silveira, José Ricardo Marques dos Santos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito de diáspora e as novas linhas de investigação intelectuais abertas a partir do uso crescente do conceito, em especial, na música da diáspora Africana. Faz uma reflexão sobre o legado da filosofia moderna no processo de esvaziamento da possibilidade reflexiva da música negra, bem como, identifica no marcador da diáspora a condição desestabilizadora de absolutismos nacionais da música no Brasil que foram, diferentemente de outros assentamentos africanos da diáspora, ligados a creolização e hibridação, influenciada pela fundamentação de mestiçagem que promoveu uma centralização na figura do “popular” e do “folclórico” das manifestações da música da diáspora africana no Brasil. Nesse contexto informa o “momento” de recepção da ideia de Diáspora Africana e como ela legitima o discurso da música negra no Brasil reagindo aos valores e padrões de um sistema de representações que restringem o acesso às culturas diaspóricas a sua reflexividade. Palavras-chave: África, Diáspora, Música Negra, Relações Raciais, pós-colonialismo.

Referência(s)