
O papel do Twitter no agendamento jornalístico em mídia regional no Paraná
2018; Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149140
ISSN2238-7714
AutoresVanessa Cristina de Abreu Torres Hrenechen, Sérgio Luiz Gadini,
Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoEste artigo discute os pressupostos da teoria do agendamento, ou agenda-setting, e busca compreender em que aspectos a rede social Twitter consegue agendar o jornal on-line Gazeta do Povo. Em seguida, o texto procura identificar os parâmetros de relevância empregados pelo jornalista ao utilizar os posts feitos no Twitter, destacando os principais valores-notícia em cada matéria. O recorte do estudo compreende o material empírico encontrado na home da Gazeta do Povo de 1º de junho de 2017 – momento em que o jornal passou a circular exclusivamente em suas plataformas digitais – ao dia 1º de agosto de 2017, compreendendo um período total de dois meses.
Referência(s)