Artigo Revisado por pares

DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO HUMANIZADO AO PACIENTE SURDO

2018; Institutos Superiores de Ensino do CENSA; Volume: 8; Issue: 27 Linguagem: Português

10.25242/886882720181443

ISSN

2236-8868

Autores

Cleane C. Ferro, Carolina Santos, Lílian P. Facin de Campos,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Dentre todos os disturbios da comunicacao, a surdez e o de maior prevalencia no Brasil, alcancando um indice de 60% das alteracoes. No caso dos deficientes auditivos, a falha ou a falta da audicao interfere em sua relacao com a sociedade. Por esta razao, o uso da lingua de sinais e um direito a saude, fazendo-se necessaria a capacitacao dos profissionais de saude para o uso de LIBRAS ou para sua traducao e interpretacao a fim de prestarem um atendimento integral ao cliente. A comunicacao com paciente surdo e um ato de inclusao social, tornando-se um desafio para a enfermagem e, consequentemente, para a humanizacao dos servicos prestados a esses pacientes. O presente estudo teve como objetivo identificar dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem no atendimento ao paciente surdo. Foi realizada revisao integrativa da literatura, com analise de 26 publicacoes cientificas, disponiveis em base de dados online SCIELO, BVS, publicados nos ultimos 17 anos (2000 - 2017). Utilizou-se o DeCS para a verificacao dos descritores em saude, os quais consistiram nos seguintes: enfermagem, surdez e atendimento humanizado. Os resultados apontam que as dificuldades concentram-se em compreender os sintomas e desejos do paciente. Os autores ressaltam que os profissionais nao se sentem preparados para atender ao paciente surdo. Por esta razao, sugere-se o ensino da LIBRAS no curriculo obrigatorio dos cursos da area da saude e o incentivo destes profissionais para o conhecimento da LIBRAS a fim de melhorar o atendimento prestado ao paciente surdo.

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