
Ciência e Tecnologia na Sociedade Digital: Visão de alunos do Curso de Licenciatura em Química
2019; Linguagem: Português
10.17345/ute.2018.2.2359
ISSN2385-4731
AutoresMicheline Soares Costa Oliveira, Michelle Maytre Mota da Costa, Thaís Rocha Cavalcante,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO trabalho foi realizado com os estudantes do Curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Foram entrevistados dezesseis alunos. Eles responderam a um questionário elaborado pelo Projeto Iberoamericano de Evaluación de Actitudes Relacionadas con la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad (PIEARCTS). Este projeto foi aplicado em países da América do Sul como Brasil, Colômbia, Argentina e Venezuela; como também Portugal e Espanha. Os resultados das questões F1-20141 e F1-20411 foram semelhantes aos obtidos em pesquisa realizada no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro em dezembro de 2010. Além dessas questões utilizou-se, do referido questionário, as questões F1-40161, F1-40221 e F1-40531 que tratam da Influência da Ciência e Tecnologia na Sociedade. Os resultados mostraram que após as intervenções didáticas, os respondentes se mostraram atualizados com os efeitos da tecnologia no mundo social e acreditam que o avanço tecnológico pode melhorar a qualidade de vida, quando utilizados com discernimento.
Referência(s)