
Chatbot: uma visão geral sobre aplicações inteligentes
2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47236/2594-7036.2018.v2.i2.68-84p
ISSN2594-7036
AutoresCiro Ferreira de Carvalho Júnior, Kely Rejane Souza dos Anjos de Carvalho,
Tópico(s)Information Science and Libraries
Resumo<p class="SitioNovoResumo">O escopo principal deste estudo é elucidar quais são as principais características que definem <em>softwares</em> desenvolvidos para imitar ações humanas, mais conhecidos como “<em>bot</em>”, “<em>robot</em>”, “<em>chatbot</em>” ou “<em>chatterbot</em>”, e simular uma interação desses aplicativos com um usuário humano. Busca-se apresentar as aplicações em que os “<em>bots</em>” mais se destacam, utilizando como canal de comunicação os aplicativos mais conhecidos que estejam disponíveis no mercado atualmente. Para o alcance de tal objetivo, realizamos, inicialmente, um levantamento bibliográfico no qual foram selecionados livros, artigos e sites da internet com temas relevantes e correlatos à temática. Posteriormente, apresentamos a conceituação de um <em>chatbot</em> ou assistente virtual de conversa e buscamos, também, conceituar inteligência artificial. Por fim, foram realizados alguns estudos de caso simplificados para demonstrar o funcionamento de uma aplicação desse tipo, assim como uma análise superficial de uma interação humano-máquina com o uso de assistentes virtuais, em que foi analisado o funcionamento de algumas aplicações inteligentes difundidas. Os resultados obtidos mostram uma compilação de informações a respeito do assunto e proporcionam a ampliação de estudos que aumentam a visão do leitor acerca do tema ora tratado.</p><p class="SitioNovoResumo"><strong>Termos para indexação:</strong> Robô, inteligência artificial, assistente virtual, robô de bate-papo.</p>
Referência(s)