Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As influências do ENADE na prática docente: um estudo em cursos superiores de Administração em Santos/SP | 17

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 36; Issue: 22 Linguagem: Português

10.26694/15180743.2017.2236p1749

ISSN

2526-8449

Autores

Martins Golçalves, Paulo Agnelo Lorandi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo desta pesquisa e analisar a influencia do Exame Nacional de De­sempenho dos Estudantes (ENADE), na pratica docente universitaria. Visa as­sim compreender, com uma interpretacao sociologica, e dentro do contexto das IES privadas, as principais influencias que o ENADE pode trazer para a pratica docente universitaria, na percepcao dos professores pesquisados, expondo a percepcao e o entendimento destes sobre o exame e ainda analisa o que estes tem sentido e alterado as suas praticas, em decorrencia desta ava­liacao externa. Selecionaram-se quatro IES privadas localizadas na cidade de Santos SP para serem pesquisadas. Os docentes participantes atuam no curso superior em administracao de suas respectivas instituicoes. Dias Sobrinho, Sguissardi e Boaventura Santos referenciam o contexto universitario brasi­leiro relatado. A analise sociologica do discurso (ASD), baseada em Ibanez e Ruiz Ruiz, foi escolhida como tecnica de analise. Os conceitos de ethos , habi­tus , campo e violencia simbolica de Bourdieu contribuiram na analise realizada nesta pesquisa, buscando melhor compreender as falas e as acoes sociais do contexto exposto. Os resultados mostram algumas das percepcoes que os investigados possuem sobre as influencias sentidas provenientes do ENADE, dentre elas destacam-se: modificacoes no formato de questoes e avaliacoes para adequacao ao modelo proposto pelo exame; e ainda mudancas nos pla­nos de ensino e nos conteudos programaticos por conta desta avaliacao. Questiona-se sobre a efetividade do ENADE para alem dos fins quantitativos. Nao se objetiva concluir, simplesmente, se este modelo avaliativo e bom ou ruim para as universidades ou os docentes envolvidos, mas sim apresentar que esta avaliacao traz influencias nas praticas docentes. Palavras-chave: Docente universitario. Formacao docente. Ensino superior. Praticas pedagogicas.

Referência(s)