
Uma Breve Genealogia do Teatro e Educação no Brasil: o teatro para crianças
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2237-2660
ISSN2237-2660
AutoresSidmar Silveira Gomes, Júlio Groppa Aquino,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoResumo: O presente artigo propõe uma mirada histórico-política sobre o encontro entre teatro e educação, tendo o teatro para crianças como seu operador prático. A reboque de um esforço analítico inspirado na teorização foucaultiana, o estudo versa sobre o discurso em torno da temática no Brasil desde o início até meados do século XX, valendo-se de duas fontes não usuais na historiografia teatral: o jornal Correio da Manhã e a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Ao evidenciar o atrelamento discursivo das práticas teatrais ao ideário da Escola Nova, o estudo atribui aos teatros infantil e escolar um lugar de destaque entre as estratégias pedagogizantes de governamento populacional.
Referência(s)