
RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA
2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 39; Issue: 145 Linguagem: Português
10.1590/es0101-73302018191487
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Global Educational Policies and Reforms
ResumoRESUMO: Partindo de uma perspectiva combinada entre a sociologia da cultura e a história cultural, para enfatizar a experiência inglesa da educação de adultos contada a partir da história particular de Raymond Williams e de duas instituições, Universidade de Oxford e Workers’ Educational Association, este artigo discutirá como um saber pedagógico foi produzido a partir da relação entre um tutor e seus estudantes adultos no contexto do pós-guerra. Para isso, o texto se organizará em dois momentos: primeiro, apresentará uma explanação geral sobre a educação de adultos como um projeto político, intelectual e voluntário atrelado à defesa da democracia na Inglaterra; segundo, discutirá como Raymond Williams participou desse processo, oferecendo significativas contribuições teórico-práticas para o debate da educação democrática daquele momento.
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