Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RAYMOND WILLIAMS E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 39; Issue: 145 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302018191487

ISSN

1678-4626

Autores

Alexandro Henrique Paixão,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

RESUMO: Partindo de uma perspectiva combinada entre a sociologia da cultura e a história cultural, para enfatizar a experiência inglesa da educação de adultos contada a partir da história particular de Raymond Williams e de duas instituições, Universidade de Oxford e Workers’ Educational Association, este artigo discutirá como um saber pedagógico foi produzido a partir da relação entre um tutor e seus estudantes adultos no contexto do pós-guerra. Para isso, o texto se organizará em dois momentos: primeiro, apresentará uma explanação geral sobre a educação de adultos como um projeto político, intelectual e voluntário atrelado à defesa da democracia na Inglaterra; segundo, discutirá como Raymond Williams participou desse processo, oferecendo significativas contribuições teórico-práticas para o debate da educação democrática daquele momento.

Referência(s)