Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

REAFIRMAÇÃO DAS LUTAS PELA EDUCAÇÃO EM UMA SOCIEDADE DESIGUAL?

2018; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 39; Issue: 145 Linguagem: Português

10.1590/es0101-73302018206868

ISSN

1678-4626

Autores

Miguel G. Arroyo,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

RESUMO: O texto retoma como a reafirmação das lutas pela educação em nossa sociedade tão desigual tem sido uma constante a incentivar o pensamento político, social e pedagógico. Destacamos que somos obrigados a perguntar-nos como tem sido pensada a relação entre desigualdade educacional e desigualdade social. Somos obrigados, ainda, a perguntar-nos sobre que mudanças vêm dos grupos sociais vítimas das desigualdades sociais e educacionais nas formas de pensar essa relação. Organizamos a análise em torno das seguintes questões: corrigir as desigualdades sociais pela igualdade educacional? Os Outros, vítimas dessas desigualdades, ficam na espera da igualdade social pela igualdade educacional? Questionam essa relação? O texto destaca que os Outros radicalizam sua produção como desiguais no padrão de inferioridade cognitiva, ética, cultural. Levam a ter sido decretados deficientes em humanidade, consequentemente afirmam outro paradigma pedagógico e outro paradigma de humanidade. De igualdade.

Referência(s)