
GARCÍA LORCA TEÓRICO DA VANGUARDA: SURREALISMO, DESTRUIÇÃO E MORTE EM ASÍ QUE PASEN CINCO AÑOS
2017; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.47295/mgren.v6i2.1292
ISSN2317-0433
Autores Tópico(s)Historical and Modern Theater Studies
ResumoFederico García Lorca, uma das principais figuras das vanguardas do início do século XX, possui em sua obra uma harmonia ruidosa entre elementos clássicos e a pulsão vanguardista. Este trabalho procura pensar esta tensão a partir da peça Así que pasen cinco años e mapear como estas duas estéticas tão aparentemente opostas se arranjam no interior desta peça, orquestradas pela genialidade do dramaturgo espanhol, questionando um dos mais conhecidos pressupostos da criação ligada a estética surrealista: a escritura automática. Palavras-chave : Federico García Lorca. Surrealismo. Teatro clássico. Teatro espanhol moderno. Vanguardas históricas. DOI: https://doi.org/10.47295/mgren.v6i2.1292
Referência(s)