
Processo formativo do aluno em matemática
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 26; Issue: 3 Linguagem: Português
10.20396/zet.v26i3.8651962
ISSN2176-1744
AutoresGreiton Toledo de Azevedo, Marcus Vinícius Maltempi, Gene Maria Vieira Lyra Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste trabalho busca compreender o processo formativo de alunos da Educação Básica para além das práticas usuais de sala de aula de matemática, envolvendo a produção de jogos digitais e seu uso com pacientes de Parkinson. Tal iniciativa foi realizada no âmbito do Projeto de extensão Mattics, do Instituto Federal Goiano, Campus Avançado Ipameri, em uma escola pública da região metropolitana de Goiânia, norteada pela pesquisa qualitativa. Os dados produzidos foram analisados a partir de elementos do Construcionismo e do Turbilhão de Aprendizagem identificados nas atividades mobilizadas além dos aspectos sociais e humanos tecidos ao longo da formação do aluno. Os resultados obtidos com a análise de dados indicam elementos do ambiente criado que atuam como contexto e motor para a produção de significados em matemática pelos alunos, evidenciando a relevância de uma formação contextualizada e atuante.
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