
A Orientação Educacional no Brasil e o contexto da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 4 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i4.961
ISSN2525-3409
AutoresJanete Allassia Drebes Wouters, Eliane Aparecida dos Santos Galvão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEsse artigo é um recorte da dissertação de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana/RS, da primeira autora. O texto tem como objetivo apresentar o contexto histórico da Orientação Educacional no Brasil, evidenciando a realidade do município de Santa Maria, RS, ao longo desse processo. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Deste modo, a partir dos momentos históricos tanto nacional como local, pode-se observar que a Orientação Educacional teve uma diversidade de funções que acarretou ao longo da história em desprestígio e discordâncias sobre o papel desse profissional na equipe gestora das escolas. Conclui-se que colocar em evidência o contexto histórico da Orientação Educacional é de fundamental importância para que o papel desse profissional seja valorizado, de modo que ele possa vir a contribuir com os desafios da gestão escolar, atuando como parte de uma equipe gestora.
Referência(s)