Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ligas acadêmicas de Odontologia: uma revisão de literatura

2019; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30979/rev.abeno.v19i1.635

ISSN

2595-0274

Autores

Tamires Santos de Melo, Maria Cardoso de Castro Berry, Maria Isabel de Souza,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Ligas acadêmicas são definidas como atividades extracurriculares coordenadas por estudantes com a tutoria e participação de docentes, tendo também a participação de pesquisadores e profissionais de saúde. Os integrantes almejam contribuir com suas experiências, explorar e aprofundar o conhecimento sobre um determinado tema. O presente estudo tem por objetivo buscar na literatura subsídios para delinear a importância e contribuição das ligas acadêmicas para a formação dos discentes em Odontologia. Na estratégia de busca foram utilizados os descritores “Educação”; “Educação em saúde”; “Atividade extracurricular”; “Ligas Acadêmicas”; e “Odontologia”, nos idiomas inglês, português e espanhol, nas bases de dados PubMed, Google Scholar, MEDLINE, LILACS e SciELO. Foram encontrados 3.552 artigos científicos publicados de 2000 a 2017. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 30 documentos, os quais foram consultados integralmente. Os resultados encontrados foram sistematizados em 4 eixos temáticos: Saúde, Odontologia, Atividade extracurricular e Impacto na Formação Acadêmica. Com base na literatura consultada, conclui-se que apesar da quantidade expressiva de artigos encontrados, poucos abordam especificamente o tema Liga Acadêmica. Os artigos específicos ressaltam que as ligas acadêmicas são benéficas para seus participantes, aperfeiçoando a prática de autoaprendizado, liderança, inter-relação, empatia e a troca mútua de conhecimento entre seus participantes e sociedade.

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