Artigo Produção Nacional

PISTAS CARTOGRÁFICAS DE UM GEOCURRÍCULO... UM CAMINHO TRAÇADO NAS ÁGUAS

2018; Issue: 35 Linguagem: Português

ISSN

1980-9026

Autores

Julian Karla Diniz Neris, Roniqueli Moraes Pantoja, Josenilda Maria Maúes da Silva,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

A presente escritura compoe uma pesquisa de mestrado, em andamento, de modo que reune movimentos de uma pesquisa experimentacao de tonalidade deleuziana. Pensa uma escola basica ribeirinha, localizada na regiao das Ilhas de Belem do Para como um territorio permeado por potencias, que compoe vidas, produz acontecimentos, carrega devires e enseja movimentos curriculares que conformam diferentes linhas por afeccoes. No cenario de uma escola ribeirinha como objeto-desejo o estudo problematiza em que medida o territorio escola e seus acontecimentos apontam linhas que produzem um geo-curriculo? Inspira-se na Geofilosofia, de Deleuze e Guattari, na qual desenvolve o pensamento em sintonia com a terra, como uma geografia do pensamento. A Geofilosofia e o ato de pensar com e no espaco, a espera de um “por vir” que possibilita pensar de forma territorial acionando os conceitos de desterritorializacao e reterritorializacao. Aposta na cartografia como caminho para perscrutar um geo-curriculo rizomaticamente sinalizado. Pensar uma escola ribeirinha pelas vias de um geo- curriculo significa persegui-la em sua forca produtiva, naquilo que movimenta, faz, destila, transborda em meio, e, para alem das fronteiras de um rio.

Referência(s)