Uma análise dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis das Universidades Públicas do Estado da Bahia
2009; Linguagem: Português
ISSN
2526-8414
AutoresIsac Pimentel Guimarães, Sônia Maria da Silva Gomes, Vilma Geni Slomski, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, Marcelo Rocha Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNa busca de transformacao, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) planejam e realizam acoes que viabilizam o processo de qualificacao do ensino publico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma analise dos Projetos Politico-Pedagogicos (PPP) dos cursos de Ciencias Contabeis das IES publicas da Bahia, a luz dos principios que norteiam o projeto pedagogico (Igualdade, Qualidade, Gestao Democratica, Liberdade e Valorizacao do Magisterio), uma vez que estao atrelados a uma construcao coletiva e de revisao continua do processo ensino-aprendizagem. Com efeito, para dar conta de atingir o objetivo proposto, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo qualitativo-descritiva. O metodo escolhido foi a analise documental dos PPP de cinco IES Publicas do Estado da Bahia (UEFS, UNEB, UFBA, UESC e UESB), pela qual se constatou que, ao se delinearem os criterios para a elaboracao do PPP, as IES apresentaram projetos pouco condizentes com a realidade das comunidades envolvidas, apesar de estarem alinhadas aos principios norteadores do projeto pedagogico. Isso evidencia uma dicotomia entre o que esta escrito e a pratica de ensino nos cursos de Ciencias Contabeis. Com efeito, concluise que os projetos pedagogicos da IES baianas apresentam fragilidades no que se concerne a contemplacao plena das disciplinas na matriz curricular, porquanto deveriam estar alinhadas a principal enfase do curso, possuindo em seu elenco disciplinas voltadas para realidade das IES.
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