Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Math Touch: tecnologia assistiva para o desenvolvimento de conceitos matemáticos básicos

2018; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

10.33361/rpq.2018.v.6.n.12.235

ISSN

2525-8222

Autores

Juliano Daniel Moeller, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo: Este artigo é um recorte da monografia de conclusão de curso em Ciências da Computação, descrevendo a implementação de uma Tecnologia Assistiva (TA), Math Touch, que tem como intuito auxiliar pessoas com Deficiência Visual (DV) no desenvolvimento de conceitos básicos matemáticos (quatro operações), tendo continuidade na validação em uma Tese de Doutorado. A aplicação é composta por um sistema embarcado que serve como ferramenta de apoio para a aquisição e a compreensão dos conceitos envolvendo as operações básicas da Matemática. Sua primeira validação foi efetivada com um grupo de 11 professores que ensinam Matemática na qual foi possível constatar o potencial da TA. Posteriormente, a TA foi validada com a interação de um grupo de 5 estudantes do Ensino Fundamental, sendo que a análise permite inferir que a Math Touch se constitui em uma tecnologia auxiliar para a educação matemática.Palavras-chave: Tecnologia Assistiva; Sistema Embarcado; Educação Matemática; Educação Inclusiva. Math Touch: assistive technology for the development of basic mathematical conceptsAbstract: This paper is a cut-off of the monograph of course completion in Computer Science, describing the implementation of Assistive Technology (TA), Math Touch, which aims to assist people with Visual Impairment (DV) in the development of basic mathematical concepts operations), and continued validation in a PhD thesis. The application is composed of an embedded system that serves as a support tool for the acquisition and understanding of concepts involving the basic operations of Mathematics. His first validation was carried out with a group of 11 teachers who teach mathematics in which it was possible to verify the potential of TA. The same one was validated later with a group of 5 students of Elementary School, where it was verified through the interaction an important aid in the education.Keywords: Assistive Technology; Embedded System; Mathematics Education; Inclusive Education.

Referência(s)
Altmetric
PlumX