
Práticas inovadoras no ensino de Biblioteconomia no Brasil: análise das publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI
2018; Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2358-3193
AutoresDayanne da Silva Prudêncio, Mara Eliane Fonseca Rodrigues,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoInvestiga as praticas pedagogicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, apos as ultimas alteracoes curriculares efetuadas pelos cursos de graduacao em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiencias didatico-pedagogicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os metodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sinteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodologico da Pesquisa Documental numa triangulacao com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtencao dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informacao: os periodicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciencia da Informacao indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periodicos em Ciencia da Informacao e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciencia da Informacao, ao longo dos ultimos dez anos. Para embasar a reflexao empreendida adotou-se o referencial teorico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visao a discussao da revisao dos metodos pedagogicos para amparar teoricamente o processo de revisao e experimentacoes metodologicas necessarias a efetivacao de uma nova proposta de formacao profissional na area de Biblioteconomia. Os resultados alcancados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formacao e as necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opcao paradigmatica de ensino. Acredita-se, portanto, que e possivel ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcancar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.
Referência(s)